domingo, 26 de março de 2017

POVO, ATÉ QUANDO?

O povo brasileiro carece de oportunidades. Não é de hoje! É antigo. Desde a época de Vargas as promessas continuam as mesmas... Muda governo, passam eleições e o povo não vê os serviços públicos de qualidade. A pergunta é! Será que o povo conseguirá desfrutar de um lugar melhor com serviços públicos de qualidade algum dia? A resposta é difícil e depende da força de mobilização para mudanças necessárias na forma de organização da sociedade brasileira atual.

Chegou a hora do povo agir com consciência política coletiva. Caso continue tudo como está, chegará um momento que ficará insustentável a vida. Ficará a mercê apenas da tarefa de trabalhar, produzir e morrer precocemente sem conhecer a liberdade e o direito a vida.



sábado, 18 de março de 2017

FEBRE AMARELA - INFORMAÇÃO

Por Dr. Rocindes Berriel

FEBRE AMARELA

SINTOMAS:

+A febre amarela é uma doença infecciosa grave, causada por vírus e transmitida por vetores. Geralmente, quem contrai este vírus não chega a apresentar sintomas ou os mesmos são muito fracos.

+As primeiras manifestações da doença são repentinas: febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos por cerca de três dias. É uma doença muito letal!

TRANSMISSÃO:

+No ciclo silvestre, em áreas florestais, o vetor da febre amarela é principalmente o mosquito Haemagogus.

+Já no meio urbano, a transmissão se dá através do mosquito Aedes aegypti (o mesmo da dengue).

A infecção acontece quando uma pessoa que nunca contraiu a febre amarela ou tomou a vacina contra ela é picada por um mosquito infectado. Ao contrair a doença, a pessoa pode se tornar fonte de infecção para o Aedes aegypti no meio urbano.

+Os macacos podem desenvolver a febre amarela silvestre de forma inaparente, mas ter a quantidade de vírus suficiente para infectar mosquitos.

+Uma pessoa não transmite a doença diretamente para outra.

COMO PREVENIR A DOENÇA?

+ Eliminar os pontos com água para evitar a procriação de mosquitos.

+Para eliminar o mosquito adulto, em caso de epidemia da febre amarela, deve-se fazer a aplicação de inseticida através do "fumacê”.

+Proteção individual, como a vacinação contra a febre amarela, especialmente para aqueles que moram ou vão viajar para áreas com indícios da doença.

+Outras medidas preventivas são o uso de repelente de insetos, mosquiteiros e roupas que cubram todo o corpo.

Fonte: FIOCRUZ


Dr. Rocindes Berriel Cirurgião Dentista formado pela UERJ, professor de Educação Física - UFRRJ, professor de Bioquímica na FABA, especialista no Programa de Saúde da Família (PSF) – UGF, Curso Superior em Empreendedorismo e Inovação – UFF, especialista em planejamento, implementação e gestão em educação à distância – UFF, mestrando em Ciências – PPGEA – UFRRJ, especialista em gênero e sexualidade – IMS/UERJ

segunda-feira, 6 de março de 2017

1° DIA DE SELEÇÃO EM SEROPÉDICA COM IMENSA FILA

No primeiro dia de inscrição do processo seletivo em Seropédica para a Secretaria de Educação já se observa a formação de uma imensa fila de pessoas trabalhadoras a procura de uma oportunidade.

Vivemos tempos difíceis de poucos empregos e muitas pessoas desempregadas com vontade de trabalhar. É uma força essencial neste momento de crise, porém oportunidades e postos de trabalho precisam ser criados de maneira emergencial.


sexta-feira, 3 de março de 2017

O CARNAVAL PASSA E 2017 COMEÇA!

O ano começa após o Carnaval, não é isso que ouvimos por ai?

Um ano muito difícil se aproxima. O povo vai ser exigido na luta por seus direitos. Não há outra receita. Desemprego, falta de serviços públicos, falta de perspectiva na política. É, os problemas são inúmeros.

Fica a reflexão para o pensamento coletivo para as lutas coletivas que estão em andamento. O povo está saturado de tantos anos sem serviços públicos de qualidade. O presente para um futuro mais agradável exige uma ruptura com velhas práticas descompromissadas com o público.

Que a necessidade possa se tornar força de vontade para mudança! A necessidade é mais que clara e presente. A força de mudança ainda em pequenos passos.

Que o futuro que está sendo construído por nós possa obter transformações de valores e ações que superem esta realidade difícil.