terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

A SUA SAÚDE BUCAL, COMO ESTÁ?

Seropédica todos os sábados possui atendimento odontológico de qualidade. A Equipe Dr. Rocindes Berriel atende todos os sábados das 08:00h às 18:00h.

A importância do cuidado com a saúde bucal vai muito além de um belo sorriso. A estética de um belo sorriso é importante. Porém, há diversas doenças que acometem a boca ou se manifestam na boca que precisam ser prevenidas ou tratadas. Com estudos recentes, já sem sabe da correlação também das doenças bucais com o infarto e diabetes, por exemplo.

Os pacientes com problemas bucais que são atendidos saem com seus problemas resolvidos e a certeza de uma saúde bucal melhor.

São feitos atendimentos integrados com atuação nas diversas especialidades listadas abaixos:

Periodontia: cuida do periodonto (gengiva, parte óssea de sustentação do dente, e ligamento periodontal). Doença que acomete muitas pessoas, e pode levar a perda dos dentes, além de outros danos;

Prótese: para reabilitação de espaços onde houve perda dentária para restaurar a função e estética bucal. Os dentes são necessários em nossa boca. Quando não os temos mais, precisamos reabilitar por meio de próteses;

Clareamento: deixar o sorriso mais branco e mais estético. Quem não está satisfeito com a cor dos dentes;

Dentística: cuida da reabilitação dos dentes acometidos por doenças ou fraturas. É uma reabilitação da função e estética dos dentes por meio de materiais restauradores modernos;

Cirurgia: para realização de tratamento na cavidade oral que exigem uma ação mais incisiva para recuperação do estado de saúde, como exodontias e etc.

Odontopediatria: direcionada às crianças maiores de 5 anos. A necessidade de uma intervenção diferenciada nesta fase do desenvolvimento que é extremamente importante;

Endodontia: envolve o tratamento dentro dos dentes quando estes são acometidos por traumas ou infecções.

Segundo, os pacientes, a recomendação ao atendimento é a todos aqueles que necessitam de ter uma melhor saúde bucal. A senhora Rogéria diz "que a melhor coisa que aconteceu na vida dela foi ter a saúde bucal restaurada. Não tinha prazer em sorrir. Sentia dores. Hoje consegui melhorar minha alimentação, minha auto-estima. Sou grata à equipe Dr. Rocindes Berriel pelo excelente tratamento prestado."

Como meio de comunicação para marcação de consultas existe uma página no facebook: "Dr. Rocindes Berriel - Cirurgião Dentista" e o whatsapp - 2198641-9393.

Não são aceitos planos odontológicos. Somente particular, com aceitação de cartões de crédito visa e mastercard, com parcelamentos de pagamento.

Endereço: Rua Benedito Coelho de Castro, n° 21, sala 207. Centro. Seropédica. Em cima da Citycol. No andar do curso CCAA.







segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

FOOD TRUCK - TRANSFORMERS TRAILER

Em Seropédica começa uma nova opção! Agora com PORÇÃO DE CHURRASCO.

Você que gosta de churrasco e quer reunir com a família ou amigos, agora tem aonde ir em Seropédica!

O mais novo FOOD TRUCK! Não deixe de conferir e experimentar.

[TRANSFORMERS TRAILER]

Localizado em frente a entrada da rua do Grêmio e da Igreja Universal.

Sob a direção do Diego.


sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

NOVO REITOR DA UFRRJ É NOMEADO PELO PRESIDENTE TEMER

O novo Reitor da Universidade Federal Rural do Riode Janeiro (UFRRJ), localizada em Seropédica, professor Ricardo Berbara é nomeado para exercer o seu mandato a frente da Instituição a partir de 27 de março deste ano. Um excelente professor e profissional envolvido na luta por uma educação pública democrática e de qualidade. Destaque também para a Pró-reitoria de Administração que estará sob o comando da professora Amparo Cupolillo, que desenvolve vários projetos educacionais no município.

Os desafios neste momento de crise nacional são muitos para uma Universidade que tem total importância e impacto na Baixada Fluminense. É um pólo de produção do conhecimento com entrada de muitos alunos desta região por meio do exame do ENEM. Possui inúmeros projetos em desenvolvimento com importância regional, nacional e internacional. É um diferencial na cidade de Seropédica, no estado do Rio de Janeiro e no país.

Que este novo governo universitário tenha um ótimo trabalho durante todo o mandato deixando legados de avanço do papel da Universidade pública e de qualidade para as gerações futuras.


PROCESSO SELETIVO EM SEROPÉDICA - SMECE

Estarão abertas as inscrições nos dias 06 e 07 de março, de 09:00h às 16:00h, na sede da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte para seleção de profissionais.

As vagas serão para professores, merendeiras, inspetores e auxiliares de serviços gerais. Será necessário o preenchimento da ficha no ato da inscrição e a entrega do currículo completo.

O processo para seleção constará na avaliação do currículo e não haverá pagamento da taxa de inscrição. Será para contrato temporário de 3 meses podendo ser prorrogável por igual período.

Endereço da secretaria: Avenida Ministro Fernando Costa, número 414, Centro, Seropédica.

O Edital do Processo Seletivo (001/2017) - SMECE é encontrado na íntegra na edição do Jornal Atual de 24/02/2017.

Segue abaixo edital completo:






domingo, 5 de fevereiro de 2017

DIABETES X SAÚDE BUCAL: UM FATOR DE RISCO PARA PERIODONTITE

Com Dr. Rocindes Berriel

Segundo o estudo realizado em Nova York, 1 em cada 5 casos de perdas dentais são causadas por diabetes.
Foi observado que a população das pessoas portadores de periodontia e diabetes simultaneamente tinham menos dentes que os demais somente com periodontite. E, 28% dos participantes com diabetes não possuíam dentes contra apenas 14% dos que não tinham a doença.
É importante o tratamento conjunto do Cirurgião Dentista especialista em Periodontia e do Médico especialista em Endocrinologia para gerar maior controle das duas doenças e a prevenção da perda dental.
Segundo a periodontista Dra Daiane Rocha, diretora da ABHA (Associação Brasileira de Halitose), chama a atenção para o fato da doença diabetes interferir no agravamento da doença periodontal. Ela ainda explica, “a doença periodontite ocorre quando a placa bacteriana, que fica na região próxima às gengivas, se calcifica formando uma placa endurecida chamada tártaro. Se não tratada, essa placa começa a progredir para dentro da gengiva permitindo que as bactérias destruam os ligamentos periodontais (tipo cordas feitas de colágeno que ajudam a segurar os dentes) e o osso que suporta os dentes”.
A mobilidade dentária é devido a destruição dos ligamentos e do osso, consequentemente, se não houver tratamento e controle, há a perda do dente afetado. Como a Dra. Daiane fala: “para piorar, essa doença não costuma causar sintomas aparentes, normalmente não gera dor e, com isso, passa despercebida, não sendo diagnosticada até que esteja em um estágio irreversível, onde a perda do dente não pode mais ser evitada”.
A relação com o diabetes nasce da seguinte forma. O paciente diabético tem maior risco de agravamento da doença periodontal, pois ambas têm relação com a destruição e síntese do colágeno (fato que explica porque os diabéticos têm dificuldade de cicatrização de feridas, por exemplo). “Mas a via inversa também ocorre. O diabetes descompensado vai agravar a doença periodontal, assim como um paciente diabético estável que esteja com doença periodontal de grau severo terá um maior risco de sofrer descompensação do diabetes”, diz a especialista.
Importância dos periodontistas
Por isso quem tem diabetes não pode deixar de incluir os periodontistas em sua lista de especialistas obrigatórios. O pacientes que fazem a avaliação periodontal de rotina pode melhorar muito o prognóstico tanto do diabetes quanto do quadro de doença periodontal, além de gerar maior controle das duas doenças e a prevenção da perda dental.
Perda Dental em Diabeticos – Maneiras de se evitar
É fundamental que todo paciente diabético faça acompanhamento com um periodontista, assim como cuida de sua pressão arterial, controle do peso, alimentação e etc. A perda dental só irá ocorrer se a doença periodontal não estiver controlada.
Nâo se pode esquecer que o diabético mantenha uma higienização bucal rigorosa com um papel de protagonismo a utilização do fio dental e escova, juntamente com o tratamento no consultório.
Interferência no Bem estar
Pessoas com perdas dentais em regiões visíveis podem ter queda da autoestima, ficarem mais caladas e introspectivas, além e sorrirem menos. Este tipo de comportamento pode afetar todas as áreas da vida de uma pessoa: social, profissional, íntimo e pessoal. Mas além disso, perder os dentes também pode afetar a mastigação, deglutição e gerar problemas graves em nossa ATM (articulação têmporomandibular)”.
Fonte: Co-autora - Enfermeira Julliane Sobral
Periodontista Daiane Rocha
Revista Colgate – Saúde Bucal
Dr. Rocindes Berriel Cirurgião Dentista formado pela UERJ, professor de Educação Física - UFRRJ, professor auxiliar de Bioquímica na FABA, especialista no Programa de Saúde da Família (PSF) – UGF, Curso Superior em Empreendedorismo e Inovação – UFF, especialista em planejamento, implementação e gestão em educação à distância – UFF, mestrando em Ciências – PPGEA – UFRRJ, especialista em gênero e sexualidade – IMS/UERJ

sábado, 4 de fevereiro de 2017

VOCÊ CONHECE A DOENÇA PERIODONTAL?

Com Dr. Rocindes Berriel
Quando o assunto é saúde bucal, na atualidade vemos um avanço na divulgação de informação sobre cuidados, doenças e possibilidades de tratamento. A informação é importante aliada para uma boa saúde bucal, esta que é pré-requisito para uma boa saúde geral. Segundo o site Doença Periodontal, a doença periodontal é uma doença que se caracteriza como um conjunto de condições inflamatórias, de caráter crônico, e de origem bacteriana, que começa afetando o tecido gengival e pode levar, com o tempo, à perda dos tecidos de suporte dos dentes. A inflamação, infecção dos ligamentos periodontais e a perda dos ossos que dão suporte aos dentes caracterizam a doença periodontite, esta sendo classificada como uma doença periodontal. Apesar de ser comum, possível de ser previnida, ainda é muito pouco conhecida pela população. A gengivite relacionada ao acúmulo de placa bacteriana, doença que envolve infecção e inflamação das gengivas, quando não tratada pode evoluir para a periodontite. A infecção com o tempo, atrelada a falta de tratamento e aos fatores de risco, passa da gengiva para os ligamentos e os ossos que dão suporte ao dente. Quando há perda deste suporte dentário, os dentes tendem a ficar com mobilidade, e até soltos, acarretando a sua perda. É comum vermos adultos com idade bem avançada, com a doença sem tratamento e em seu estágio final, isto é, ocasionando a perda de todos os dentes.
A periodontite é a principal causa de perda de dentes em adultos. Mas como ocorre a doença? A placa bacteriana e o tártaro se acumulam na base dos dentes. A inflamação causa o desenvolvimento de uma bolsa entre as gengivas e os dentes. Essa inflamação, com o tempo, acaba causando a destruição dos tecidos e dos ossos que cercam o dente. Como a placa contém bactérias, é provável que haja infecção também, o que pode levar ao desenvolvimento de um abscesso dentário, aumentando a taxa de destruição óssea, segundo informa o site minha vida. Sintomas Os sinais e sintomas, possíveis de serem notados pelo paciente, mais comuns são inchaço, vermelhidão ao redor do contorno dos dentes, exsudado, sangramento espontâneo ou durante a escovação e o uso do fio dental. O mau hálito pode fazer parte tornando-se persistente. O paladar pode ficar alterado e os dentes parecem mais longos por causa da reabsorção óssea e da retração gengival, segundo especialistas em saúde bucal. Tem como prevenir? O controle de doença como a diabetes, o não hábito de fumar, a higiene bucal adequada com uso de fio dental e escova, e a consulta regular ao cirurgião dentista ajudam evitar o aparecimento da doença e de suas complicações. Diagnóstico Ainda, conforme especialistas, o diagnóstico da gengivite, assim como o da periodontite, é clínico, considerando os sinais e sintomas da doença, as condições gerais de saúde do paciente e seu histórico familiar por meio do cirurgião dentista. Quanto mais precocemente for feito, melhores serão os resultados do tratamento. Cuidados A doença periodontal, apesar de pouco conhecida por grande parte da população, como visto acima, tem como ser prevenida. Quando já instalada, há possibilidade de tratamento. Quanto mais precoce o tratamento melhores são os resultados. Quanto mais avançada a doença, mais difícil de ter um tratamento com regressão das sequelas. Assim, é importante estar atento aos cuidados com a saúde bucal, já que nos episódios iniciais de gengivite consegue-se a regressão da doença periodontal, desde que a escovação siga uma técnica bem orientada e o uso do fio dental seja constante. Quando já instalada e avançada o tratamento visa ao controle da infecção e à remoção do tártaro, ou seja, da placa bacteriana endurecida que separa a gengiva dos dentes, podendo necessitar até de cirurgia periodontal com um cirurgião dentista especialista em periodontia.
Dr. Rocindes Berriel Cirurgião Dentista formado pela UERJ, professor de Educação Física - UFRRJ, professor auxiliar de Bioquímica na FABA, especialista no Programa de Saúde da Família (PSF) – UGF, Curso Superior em Empreendedorismo e Inovação – UFF, especialista em planejamento, implementação e gestão em educação à distância – UFF, mestrando em Ciências – PPGEA – UFRRJ, especialista em gênero e sexualidade – IMS/UERJ

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

A IMPORTÂNCIA DO CUIDADO DA ÁREA VERDE

Cada vez mais temos a necessidade de recuperação de áreas verdes nos centros urbanos.

A urbanização está criando a necessidade por áreas verdes planejadas e de equilibrio do meio ambiente. Nas áreas privadas como casas, quintais, sítios, etc. precisam-se da manutenção e cuidado apropriado de profissionais da área ambiental.

Em Seropédica vemos a atuação da ECO LIMPEZA E JARDINAGEM que vem trazendo um serviço e olhar diferenciado sobre as potencialidades das áreas verdes cuidadas, planejadas, e mantidas no processo de urbanização da cidade. É correto afirmar que diversos bairros têm as suas vocações diferenciadas com mais ou menos áreas verdes. É o ponto de partida para aproveitamento desta especificidade.

O meio ambiente equilibrado só traz benefícios ao ser humano com uso sustentável dos seus recursos naturais.