Páginas

sábado, 18 de março de 2017

FEBRE AMARELA - INFORMAÇÃO

Por Dr. Rocindes Berriel

FEBRE AMARELA

SINTOMAS:

+A febre amarela é uma doença infecciosa grave, causada por vírus e transmitida por vetores. Geralmente, quem contrai este vírus não chega a apresentar sintomas ou os mesmos são muito fracos.

+As primeiras manifestações da doença são repentinas: febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos por cerca de três dias. É uma doença muito letal!

TRANSMISSÃO:

+No ciclo silvestre, em áreas florestais, o vetor da febre amarela é principalmente o mosquito Haemagogus.

+Já no meio urbano, a transmissão se dá através do mosquito Aedes aegypti (o mesmo da dengue).

A infecção acontece quando uma pessoa que nunca contraiu a febre amarela ou tomou a vacina contra ela é picada por um mosquito infectado. Ao contrair a doença, a pessoa pode se tornar fonte de infecção para o Aedes aegypti no meio urbano.

+Os macacos podem desenvolver a febre amarela silvestre de forma inaparente, mas ter a quantidade de vírus suficiente para infectar mosquitos.

+Uma pessoa não transmite a doença diretamente para outra.

COMO PREVENIR A DOENÇA?

+ Eliminar os pontos com água para evitar a procriação de mosquitos.

+Para eliminar o mosquito adulto, em caso de epidemia da febre amarela, deve-se fazer a aplicação de inseticida através do "fumacê”.

+Proteção individual, como a vacinação contra a febre amarela, especialmente para aqueles que moram ou vão viajar para áreas com indícios da doença.

+Outras medidas preventivas são o uso de repelente de insetos, mosquiteiros e roupas que cubram todo o corpo.

Fonte: FIOCRUZ


Dr. Rocindes Berriel Cirurgião Dentista formado pela UERJ, professor de Educação Física - UFRRJ, professor de Bioquímica na FABA, especialista no Programa de Saúde da Família (PSF) – UGF, Curso Superior em Empreendedorismo e Inovação – UFF, especialista em planejamento, implementação e gestão em educação à distância – UFF, mestrando em Ciências – PPGEA – UFRRJ, especialista em gênero e sexualidade – IMS/UERJ

Um comentário:

  1. Muito importante esta informação meu amigo, você como sempre se preocupando com nossa população, obrigado por ser tão útil a nós.

    ResponderExcluir