Páginas

domingo, 5 de fevereiro de 2017

DIABETES X SAÚDE BUCAL: UM FATOR DE RISCO PARA PERIODONTITE

Com Dr. Rocindes Berriel

Segundo o estudo realizado em Nova York, 1 em cada 5 casos de perdas dentais são causadas por diabetes.
Foi observado que a população das pessoas portadores de periodontia e diabetes simultaneamente tinham menos dentes que os demais somente com periodontite. E, 28% dos participantes com diabetes não possuíam dentes contra apenas 14% dos que não tinham a doença.
É importante o tratamento conjunto do Cirurgião Dentista especialista em Periodontia e do Médico especialista em Endocrinologia para gerar maior controle das duas doenças e a prevenção da perda dental.
Segundo a periodontista Dra Daiane Rocha, diretora da ABHA (Associação Brasileira de Halitose), chama a atenção para o fato da doença diabetes interferir no agravamento da doença periodontal. Ela ainda explica, “a doença periodontite ocorre quando a placa bacteriana, que fica na região próxima às gengivas, se calcifica formando uma placa endurecida chamada tártaro. Se não tratada, essa placa começa a progredir para dentro da gengiva permitindo que as bactérias destruam os ligamentos periodontais (tipo cordas feitas de colágeno que ajudam a segurar os dentes) e o osso que suporta os dentes”.
A mobilidade dentária é devido a destruição dos ligamentos e do osso, consequentemente, se não houver tratamento e controle, há a perda do dente afetado. Como a Dra. Daiane fala: “para piorar, essa doença não costuma causar sintomas aparentes, normalmente não gera dor e, com isso, passa despercebida, não sendo diagnosticada até que esteja em um estágio irreversível, onde a perda do dente não pode mais ser evitada”.
A relação com o diabetes nasce da seguinte forma. O paciente diabético tem maior risco de agravamento da doença periodontal, pois ambas têm relação com a destruição e síntese do colágeno (fato que explica porque os diabéticos têm dificuldade de cicatrização de feridas, por exemplo). “Mas a via inversa também ocorre. O diabetes descompensado vai agravar a doença periodontal, assim como um paciente diabético estável que esteja com doença periodontal de grau severo terá um maior risco de sofrer descompensação do diabetes”, diz a especialista.
Importância dos periodontistas
Por isso quem tem diabetes não pode deixar de incluir os periodontistas em sua lista de especialistas obrigatórios. O pacientes que fazem a avaliação periodontal de rotina pode melhorar muito o prognóstico tanto do diabetes quanto do quadro de doença periodontal, além de gerar maior controle das duas doenças e a prevenção da perda dental.
Perda Dental em Diabeticos – Maneiras de se evitar
É fundamental que todo paciente diabético faça acompanhamento com um periodontista, assim como cuida de sua pressão arterial, controle do peso, alimentação e etc. A perda dental só irá ocorrer se a doença periodontal não estiver controlada.
Nâo se pode esquecer que o diabético mantenha uma higienização bucal rigorosa com um papel de protagonismo a utilização do fio dental e escova, juntamente com o tratamento no consultório.
Interferência no Bem estar
Pessoas com perdas dentais em regiões visíveis podem ter queda da autoestima, ficarem mais caladas e introspectivas, além e sorrirem menos. Este tipo de comportamento pode afetar todas as áreas da vida de uma pessoa: social, profissional, íntimo e pessoal. Mas além disso, perder os dentes também pode afetar a mastigação, deglutição e gerar problemas graves em nossa ATM (articulação têmporomandibular)”.
Fonte: Co-autora - Enfermeira Julliane Sobral
Periodontista Daiane Rocha
Revista Colgate – Saúde Bucal
Dr. Rocindes Berriel Cirurgião Dentista formado pela UERJ, professor de Educação Física - UFRRJ, professor auxiliar de Bioquímica na FABA, especialista no Programa de Saúde da Família (PSF) – UGF, Curso Superior em Empreendedorismo e Inovação – UFF, especialista em planejamento, implementação e gestão em educação à distância – UFF, mestrando em Ciências – PPGEA – UFRRJ, especialista em gênero e sexualidade – IMS/UERJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário